Por que esse blog existe?

Meu nome é Jeferson Rodrigues da Silva, sou mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e desde 2014 trabalho em uma escola de tecnologia chamada Caelum. Nessa escola, fui instrutor de cursos presenciais de Java e Android durante 3 anos e tive a incrível oportunidade de aprender como ministrar aulas de uma maneira bastante diferente das aulas que estava acostumado a assistir desde os primeiros anos de escola. Não muito tempo depois, passei a treinar novas pessoas para dar aulas da mesma maneira como fui treinado e o contato com esses treinamentos me fez querer saber cada vez mais sobre ensino e aprendizado.

O que veio a seguir foi a descoberta de que estudar pode ser algo bastante divertido e viciante desde que tanto a pessoa que ensina quanto a que aprende saibam o que estão fazendo. Infelizmente, não nascemos com um manual de instruções de como funcionamos e como podemos utilizar da melhor maneira possível as nossas capacidades para facilitar o aprendizado. A boa notícia é que esse assunto já vem sendo estudado há tempos e hoje podemos tomar decisões informadas pelas pesquisas para escolher as melhores estratégias de aprendizado, métodos de ensino, tipos de exercício e muito mais.

O grande problema é que, apesar de estarem disponíveis gratuitamente na internet, o formato de publicação e também o idioma acabam se tornando barreiras para quem precisa dessas informações. É aí que esse blog entra como uma tentativa de tornar esses resultados mais acessíveis. Há mais ou menos 2 anos, venho consumindo bastante material sobre o assunto na forma de livros, artigos e blogs. Além disso, tenho tentado aplicar, replicar resultados e disseminar tudo o que venho aprendendo pois acredito que essas informações podem fazer uma grande diferença na vida de quem tem acesso a elas. No meu mundo ideal, essas informações deveriam ser apresentadas desde o início da nossa jornada de aprendizado mas acho que esse ainda é um sonho distante. Por enquanto, convido você a passear por esse blog, consumir de forma crítica o que eu escrevo e a compartilhar essas informações com as pessoas mais próximas a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo